Apache Tuscany Brasil

Friday, June 09, 2006

Participando em projetos Opensource Apache

Ao contrário do que pareça, participar de projetos opensource do Apache Software Foundation (a.k.a ASF) não é tão difícil assim.

Como funciona :

O funcionamento do Apache.org está definido em detalhes no seguinte link :How ASF Works.

Resumindo, o acesso a todos as partes do projeto é totalmente aberto, qualquer pessoa pode fazer o download do código fonte, ter acesso a documentação, reportar bugs e participar da lista de discussões tanto de desenvolvedores como de usuários.

Contribuindo para os projetos:

Há várias formas de participar em um projeto Apache

1.Participando com idéias para o aprimoramento do projeto, respondendo e contribuíndo a perguntas nas listas de discussões.

2.Contribuíndo com patches para o produto, onde voce identifica um erro ou escolhe de uma lista de erros, produz um patch contendo a correção do erro o patch é incorporado no produto através dos "Commiters" que são pessoas com acesso de escrita nos arquivos do projeto.

3.Contribuíndo como um commiter: após ter demonstrado suas boas intenções com relação ao futuro do projeto e ter uma certa história de contribuição ao projeto, voce pode ser "eleito" commiter. Os commiter possuem acesso de escrita nos arquivos do projetos e são responsáveis também pela incorporação de patches enviados por outros participantes do grupo.

Funções em um projeto Opensource:

As principais funções dentro de um projeto Apache Opensource sao :

usuário | colaborador | committer | membro de PMC | membro de ASF


Usuário : o usuário é alguém que utiliza o software. Os usuários contribuem através de sugestões aos desenvolvedores através de
criação de erros e sugestões para as novas releases. Também participam das listas de usuários e forums de discussão ajudando outros usuários.

Desenvolvedor: o desenvolvedor é um usuário que contribui ajudando no desenvolvimento e documentação do projeto. Eles se destacam através de sua participação ativa nas listas e forums de discussão, criam patches, participam com sugestões e criticas a partes do projeto. Desenvolvedores também são conhecidos como colaboradores.

Committer: committer é um colaborador que possúi acesso de escrita aos arquivos do projeto. Um commiter tem que aceitar e enviar uma copia assinada da licença de commiter para a ASF Apache Commiter CLA

Para maiores informações e detalhes sobre todas as possíveis funções e suas atribuições em um projeto Apache, veja o seguinte link : ASF Roles.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home